Dois parques de energia solar entram em operação no Nordeste Brasil

Finalmente, parece que o Brasil percebeu que o sol é a melhor forma de geração de energia. BRASÍLIA — O grupo energético italiano Enel anunciou […]

Finalmente, parece que o Brasil percebeu que o sol é a melhor forma de geração de energia.

BRASÍLIA — O grupo energético italiano Enel anunciou nesta segunda-feira, que iniciou a operação de dois parques de geração de energia solar no Brasil, totalizando 546 megawatts (MW) de capacidade. Os projetos são Ituverava (254 MW), na Bahia, e Nova Olinda (292 MW), no Piauí. Segundo a empresa, os dois empreendimentos são os maiores parques de energia solar da América do Sul atualmente em operação.

Ituverava fica no município de Tabocas do Brejo Velho (BA) e Nova Olinda está localizada no município de Ribeira do Piauí (PI). Juntos, os projetos demandaram investimentos de US$ 700 milhões (o equivalente a R$ 2,2 bilhões).

O parque de Nova Olinda é composto por quase 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares na região do semiárido brasileiro — cada hectare equivale ao tamanho de um campo de futebol. O parque será capaz de produzir energia elétrica suficiente para atender às necessidades de consumo de cerca de 300 mil casas, segundo a Enel.

A planta de Ituverava é composta de cerca de 850 mil painéis distribuídos em uma área de 579 hectares.Em plena operação, será capaz de produzir eletricidade suficiente para atender às necessidades de consumo de mais de 268 mil residências.

Fonte: Manoel Ventura – O GLOBO

por

Tags: